Aço ao carbono: É uma
liga metálica que é formada como um resultado da combinação
de ferro e carbono. Aço normalmente é considerado
como aço carbono, quando as proporções de outros elementos não excedam determinadas
porcentagens. As porcentagens máximas geralmente são de 1,65%
para 0,6% de manganês e de cobre e silício.
Transmissão Pinhão e Cremalheira.
Aço liga: É uma liga de ferro-carbono
com outros elementos, como magnésio, níquel, para conferir ao aço características especiais, tais
como: resistência à tração e à corrosão, elasticidade e dureza, entre outras,
tornando-os melhores do que os aços-carbono comuns.
Bloco de motor de ferro fundido.
Materiais não-ferrosos
Alumínio: É um metal leve, macio, resistente, maleável, dúctil, durabilidade
e alta resistência à corrosão. Sua densidade é
aproximadamente de um terço em relação ao aço ou cobre.
Utilizado na fuselagem de aviões.
Níquel: É um metal duro, maleável e resistente à corrosão. O níquel dificilmente é empregado sozinho: a indústria o utiliza na forma de ligas, combinado com outros metais.
Hélices de navios.
Titânio: É um material resistente à corrosão, possui alta condutividade elétrica, dúctil e leve. Utilizado principalmente como liga e aplicado nas indústrias aeronáutica e aeroespacial.
Cascos de navios.
Magnésio: É um metal resistente e leve, aproximadamente 30% menos denso que o alumínio. Utilizado como liga, principalmente com alumínio e zinco.
Bloco de motor fabricado em alumínio com diversas ligas, como o Magnésio.
Chumbo: Possui resistência à corrosão, ao ataque de diversos ácidos e bloqueia a radiação. Utilizado como liga, principalmente com estanho e cobre.
Bateria ácida de chumbo.
Cobre: É um metal dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. Utilizado como liga em bronze e latão.
-Bronze: É uma liga metálica composta pela mistura de cobre e estanho.
É um material maleável e dúctil.
Utilizado em mancais.
-Latão: É uma liga metálica de cobre e zinco. É um material maleável, dúctil, resistente a impactos, bom condutor térmico e bom condutor de energia elétrica.
Alguns tipos de mola utilizam latão.
Materiais não-metálicos
Plástico: O nome plástico é um termo muito genérico em
relação às características físicas e químicas, as quais variam de acordo com o
tipo de material. Podem ser: termofixos,
os quais são polímeros em que a polimerização é consequência de uma reação
química irreversível; termoplásticos, os quais têm como vantagem sua
versatilidade e facilidade de utilização.
-Polietileno (termoplástico):
Material quimicamente resistente, isolante elétrico e alta resistência mecânica.
Tanque de polietileno.
-Poliéster (termoplástico): Material resistente à umidade, ácidos, graxas, solventes, entre outros.
Tinta à base de poliéster (termoplásticos).
-Epóxi (termofixos): Material resistente à corrosão, bom
isolante elétrico, resistente a impactos.
Tinta à base de epóxi.
-Poliésteres (termofixos): isolante elétrico, resistente a impactos, utilizado em altas temperaturas ou temperaturas ambiente.
Borracha: O termo borracha é, assim como o plástico, muito genérico em relação às características físicas e químicas.
-Borracha Natural: Boa elasticidade, resistente
ao desgaste, abrasão, corte.
Correias de transmissão.
-Borracha de Estireno Butadieno : Material resistente a impactos, à abrasão.
Utilizado em correias transportadoras.
-Borracha de Uretano: Alta resistência
à abrasão, à tração, flexão e a óleo.
Utilizada para moldes.
-Borracha Nitrílica: Material elástico, impermeável, possui boa resistência a óleos, calor, impactos.
Luvas de cloropreno.
Cerâmica: É um material geralmente duro, boa resistência a compressão, baixa resistência a impactos, baixa resistência à tração.
Kevlar: Material
desenvolvido pela empresa DuPont, possui alta
relação peso/resistência mecânica, alta durabilidade, excelente resistência à
fadiga e ao desgaste, excelente resistência a impactos, resistente a corrosão, resistente
à chama e ao calor.
Colete à prova de balas.
Fibra de vidro: Material que possui alta resistência à tração, flexão e impacto, leve e não condutor elétrico.
Defletor de ar para caminhões.
Fibra de carbono: É um material leve, o qual possui elevada resistência à tração, boa elasticidade, boa resistência elétrica e térmica.